atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

A importância do acesso ao crédito para a construção civil

A atividade da construção civil deve voltar a ganhar fôlego em 2024, após sofrer uma desaceleração relevante no ano passado, de acordo com previsões do Sindicato da Indústria da Construção do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP), em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), divulgadas pelo portal IstoÉ. A perspectiva é que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção deve crescer 2,9% em 2024.

Acompanhando essa perspectiva de cenário mais otimista, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), Renato Correia, acredita que o setor de construção no Brasil deve ter alta significativa na demanda por trabalhadores a partir do segundo semestre de 2024. Em matéria publicada no portal Forbes, ele credita a previsão aos novos projetos orçados pelo governo para 2024.

Para ter um melhor desempenho nesse cenário de retomada, é fundamental que as empresas tenham acesso ao crédito para poder comprar materiais de construção, negociar com fornecedores, tirar projetos do papel, realizar investimentos importantes e honrar o pagamento dos colaboradores. E é nesse cenário dinâmico que a antecipação de recebíveis ingressa como uma medida estratégica para manter a saúde do fluxo de caixa.

Quer saber como e por que? Então não deixe de ler esse artigo.

Impactos da falta de recursos financeiros dentro das organizações

Recurso financeiro é um fator que pode levar um negócio à glória ou determinar a sua queda ou, até mesmo, extinção, inclusive no ramo da construção civil. Tudo vai depender da qualidade da administração financeira do negócio, do eficiente gerenciamento do fluxo de caixa.

A falta de dinheiro e adequado planejamento financeiro deixam uma companhia vulnerável às oscilações do mercado. Além disso, devido a essa má administração, ela está sujeita a:

  • perder a credibilidade diante de clientes, parceiros, fornecedores, investidores e sociedade;
  • serem menos eficientes na missão de contratar e reter profissionais de talento;
  • ter dificuldade para propor preços atrativos de seus produtos e/ou serviços;
  • atrasar ou paralisar o desenvolvimento de produtos e/ou serviços;
  • não honrar o pagamento a fornecedores e colaboradores;
  • ter menos capacidade de compor estoques; e
  • não inovar.

Antecipação de recebíveis: uma solução estratégica no acesso ao crédito

Na busca por melhorar o fluxo de caixa e/ou liquidar uma dívida programada e/ou emergencial, muitas organizações acreditam que as opções de acesso ao crédito limitam-se a empréstimos e financiamentos. Dessa forma, acabam ingressando em uma sequência de burocracias e altas taxas que podem agravar ainda mais a situação financeira do negócio.

A boa notícia é que empresas de diferentes portes e segmentos podem recorrer a uma terceira opção: a antecipação de recebíveis, que se diferencia por ser desburocratizada e bem menos onerosa. Também conhecida como operação de factoring, essa transação permite que a companhia receba à vista os recursos financeiros de um pagamento que o cliente realizou a prazo, seja via boletos bancários, cartões de crédito ou cheques pré-datados.

Aqui na atify somos especializados em factoring, como também em outras soluções financeiras para empresas. Temos sido parceira estratégica de organizações que precisam de crédito, mas estão com dificuldade para ter acesso ao dinheiro.

Seja você da construção civil ou não, adoraríamos entender melhor o desafio financeiro da sua empresa e, então, juntos, avaliarmos o melhor a fazer para resolver a situação. Solicite o contato de um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *