atify Capital

Acesso ao crédito: a importância do fomento mercantil para PMEs

Crédito é o que permite que uma pessoa ou organização possa expandir a sua capacidade de compra e, assim, concretizar seus projetos de curto, médio ou longo prazo. Para as PMEs esse é um recurso, muitas vezes, vital para que o negócio possa prosperar ou lidar com uma adversidade inesperada.

De acordo com dados da Serasa Experian, 53% das 522 PMEs mapeadas utilizaram alguma modalidade de crédito em 2023 e 2022. Nesse cenário, a antecipação de recebíveis ou fomento mercantil aparece como uma das principais opções dos empreendedores que buscam um suporte financeiro no mercado.

Sabemos, porém, que o acesso ao crédito nem sempre é fácil e fluido. Por isso, elaboramos esse artigo com algumas informações importantes sobre o tema. Boa leitura!

Você já sabe quais são as portas que o acesso ao crédito pode abrir?

Acesso ao crédito não se restringe a ação de tomar dinheiro de alguma instituição financeira e se comprometer a cumprir contrapartidas. Trata-se de uma ação estratégica que exige análise da capacidade de pagamento, geração de receita e os lucros e das condições de taxas, prazos, carências e garantias para cumprir com os combinados.

Em geral, empresas de todos os portes, incluindo as PMEs, vão em busca de crédito para:

  1. Impulsionar o crescimento e/ou inovação – aqui falamos da compra de materiais e equipamentos, de reformas e ampliações ou da implementação de projetos e tecnologias, por exemplo;
  2. Suprir uma necessidade financeira não programada – são situações de urgência e emergência ou aproveitar uma oportunidade única de negócio;
  3. Melhorar a eficiência do fluxo de caixa – principalmente quando as contas estão fechando no vermelho ou quando isso está prestes a acontecer;
  4. Colocar em prática ações estratégicas – seja para melhorar a eficiência operacional, reduzir custos ou aumentar a produtividade. 

Modalidades disponíveis para ter acesso ao crédito

No mercado financeiro, muitas modalidades estão disponíveis para viabilizar que as PMEs tenham acesso ao crédito. O grande desafio está em optar por aquela que ofereça o melhor custo-benefício ao seu negócio, considerando burocracias, taxas de juros, garantias, prazos para liberação do recurso e quitação da dívida.

Entre as modalidades de acesso ao crédito disponíveis, nós destacamos as seguintes:

1. Investidor-anjo

Trata-se do empresário, executivo ou empreendedor que faz um aporte financeiro para iniciar, alavancar ou socorrer uma organização mediante diferentes contrapartidas, como participação nos lucros. É uma modalidade que exige extrema atenção aos termos do acordo contratual. 

2. Empréstimo com garantia

É quando o tomador se compromete a pagar um empréstimo oferecendo aplicações financeiras ou bens como garantia, algo que reduz os riscos do credor e, em geral, as taxas de juros. Mas, em caso de não quitação da dívida, pode descapitalizar o negócio.

3. Antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é uma linha de crédito que permite que a empresa receba à vista o capital de uma venda feita a prazo. Sem burocracia e com taxas de juros bastante atrativas, a organização tem a possibilidade de operar com recursos financeiros próprios e não de terceiros.

4. Cooperativas de crédito

Trata-se de uma instituição financeira formada por meio da associação entre pessoas. O objetivo desse grupo é oferecer serviços financeiros vantajosos e exclusivos aos associados.

5. Crédito para capital de giro

Linha de crédito disponibilizada por instituições financeiras para que empresas possam honrar suas próprias despesas operacionais, como pagamento de colaboradores e fornecedores.

6. Financiamento Coletivo

Também conhecida como crowdfunding, essa operação financeira reúne um grupo de pessoas que se dispõem a investir em um negócio mediante diferentes contrapartidas. 

7. Financiamentos via instituição financeira

Uma via para comprar um bem específico com recursos financeiros de terceiros, que precisarão ser reembolsados com o acréscimo de taxas e juros.

atify Capital: a parceira estratégica para a gestão financeira em PMEs

Criada para facilitar a gestão financeira das empresas, especialmente PMEs, a atify Capital conta com recursos, experiência e especialistas para desburocratizar o acesso das companhias ao crédito e o uso de diferentes serviços financeiros. 

Temos a missão de mostrar ao mercado que o fomento mercantil pode e deve ser um recurso acessível e descomplicado. Solicite agora o contato de um dos nossos especialistas.