A sustentabilidade de um negócio é calibrada por diferentes indicadores, entre os quais, um se destaca: os ativos financeiros, cujos dados precisam se manter controlados, atualizados, precisos e confiáveis. Só assim líderes e donos de negócios terão uma ampla visão do desempenho, dos desafios, das oportunidades e do apetite de risco da organização. Certamente, as melhores decisões serão tomadas.
Quer saber mais sobre esse assunto? Então não deixe de ler esse artigo.
O que são ativos financeiros?
Ativo financeiro é tudo o que estiver de posse da empresa e pode ser transformado em dinheiro, seja de maneira imediata ou no curto, médio e longo prazo. São informações que, além de integrar os registros do balanço patrimonial, precisam ser mantidas em constante controle e observação para que otimizações de aproveitamento dos recursos sejam identificadas e aplicadas.
Para que você entenda melhor o que são ativos financeiros, aqui vão alguns exemplos:
- dívidas que terceiros têm com a empresa, incluindo clientes;
- participação da companhia em outros negócios;
- investimentos financeiros;
- mercadorias em estoque;
- marcas registradas;
- contas a receber;
- fluxo de caixa;
- equipamentos;
- máquinas;
- veículos;
- patentes;
- imóveis; e
- títulos.
Como fazer a gestão dos ativos financeiros?
A gestão dos ativos financeiros é uma ação que exige consistência, conhecimento e atenção aos detalhes para garantir que os recursos estejam sendo utilizados de maneira otimizada, inclusive diante das oscilações econômicas da empresa, do mercado de atuação, do país e do mundo. Nesse processo, recomendamos:
- Mapear todos os ativos financeiros da empresa, pois só podemos controlar melhor o que conhecemos com profundidade;
- Identificar de que forma eles estão sendo utilizados e se há espaço para otimização desse uso; e
- Automatizar as ações de gestão financeira com softwares específicos para agregar agilidade, eficiência e inteligência às ações e decisões.
Ativos financeiros são uma via de acesso rápido e desburocratizado ao crédito
Empresas de diferentes segmentos, especialmente as PMEs, têm enfrentado muita dificuldade no acesso ao crédito. Algumas não conseguem transpor a burocrática etapa de cadastros e aprovações. Outras se vêem impedidas pelas necessidades de oferta de garantias e obrigatoriedade de arcar com taxas e juros.
É possível, porém, utilizar um ativo financeiro específico para ter um rápido e desburocratizado acesso ao crédito. Isso é possível por meio da antecipação de recebíveis, uma operação financeira, realizada por instituições como a atify Capital, que transforma vendas à prazo em dinheiro à vista. Dessa forma, a organização opera com recursos próprios e não com capital de terceiros e, ainda, evita os incômodos relacionados à cobrança de dívidas e a atrasos e inadimplências de clientes.
A saúde financeira e a sustentabilidade do negócio têm impacto direto no valor da companhia no mercado e na reputação da empresa diante de clientes, parceiros, colaboradores e fornecedores. Encontrar formas estratégicas de utilizar os ativos financeiros em prol do fluxo de caixa é um caminho útil e inovador nessa jornada.
Aqui na atify Capital somos especializados tanto em antecipação de recebíveis quanto em outras soluções financeiras. E adoraríamos ser a parceira estratégica do seu negócio.