atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Como a antecipação de recebíveis pode transformar suas vendas a prazo em dinheiro à vista?

A antecipação de recebíveis tem sido a grande estratégia das empresas para lidar com a constante necessidade de oferecer parcelamentos aos clientes. É, também, graças a esse produto que as companhias têm tido mais conforto financeiro para manter ou elevar o volume de vendas de produtos e serviços, atraindo e retendo cada vez mais clientes.

Pagar em parcelas é um hábito de muitos brasileiros

O perfil do consumidor não é algo estático. O comportamento das pessoas, em geral, é influenciado por questões externas, como cenário político e econômico, e, também fatores internos, como o momento de vida e até mesmo emocional de cada consumidor. Mas uma coisa é certa: muitos brasileiros não resistem a um parcelamento. 

Um mapeamento, aliás, indicou que, no Brasil, existem mais de 71,1 milhões de consumidores com contas parceladas. O estudo, realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, revelou que esse endividamento divide-se entre compras no cartão de crédito, cartão de lojas, crediário ou cheque pré-datado.

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é uma linha de crédito oferecida por uma factoring a empreendedores e companhias de todos os portes e segmentos. Essa operação permite que uma empresa receba à vista os recursos financeiros de uma venda de produtos e/ou serviços realizada a prazo.

É uma maneira simplificada e rápida do empreendedor ter acesso a um dinheiro necessário para determinado momento sem precisar se submeter às burocracias e aos juros abusivos de um empréstimo. Os pagamentos a serem recebidos podem ter como devedores o cliente final ou companhias públicas e privadas. Não há distinção.

Qual é a diferença entre antecipação de recebíveis e empréstimo?

Diante da necessidade de ter um melhor capital de giro, manter o fluxo de caixa positivo ou quitar dívidas, muitas empresas ficam em dúvida sobre as diferenças entre optar pela antecipação de recebíveis ou recorrer a um empréstimo. Por isso, vamos te explicar melhor as principais diferenças entre as duas opções.

Ao solicitar um empréstimo, entra no fluxo do caixa da sua organização um dinheiro que não pertence ao seu negócio e que, portanto, você precisará devolver em algum momento com o acréscimo de altos juros. Isso quer dizer que, se não houver um bom planejamento financeiro, corre-se o risco de causar um caos nas contas da companhia.

A antecipação de recebíveis, por sua vez, trabalha com o adiantamento das faturas de vendas realizadas, ou seja, a empresa terá no caixa um recurso financeiro que lhe é devido, que lhe pertence. Nesse caso, o deságio para liberação da linha de crédito também existe, mas a uma porcentagem muito mais acessível, já que o risco é menor, o que torna o produto mais vantajoso.

6 vantagens da antecipação de recebíveis

  1. Com possibilidade de pagar os fornecedores à vista, a empresa ganha em maior poder de negociação na compra de matéria-prima;
  2. É um apoio para que a companhia invista mais e melhor no crescimento e na expansão da operação;
  3. A organização optante pelo factoring paga por um capital devido à companhia e não por um empréstimo;
  4. A operação ajuda a companhia a superar desafios de fluxo de caixa;
  5. É uma ferramenta valiosa para a gestão financeira da empresa; e
  6. Trata-se de uma via para receber à vista as suas vendas a prazo.

Como ter acesso à antecipação de recebíveis?

Na atify Capital, a antecipação de recebíveis é um processo simples. Isso quer dizer que, após a solicitação da empresa que tem os pagamentos a receber, analisamos o histórico de crédito e risco do devedor. Se a avaliação for positiva, a compra do crédito é formalizada e a antecipação do pagamento é liberada. Após esse processo, passamos a receber o saldo do cliente devedor pelos meios de pagamentos existentes.

Entendemos que não é uma tarefa simples decidir quando solicitar uma antecipação de recebíveis. Mas nossos especialistas estão à disposição para oferecer a melhor orientação. Entre em contato agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *