Vendas a longo prazo, que deixam a empresa com várias parcelas a receber, podem ter impactos negativos no fluxo de caixa de organizações de todos os portes e segmentos, principalmente as PMEs. É uma situação que pode se instalar, principalmente, quando a companhia é impactada pela necessidade de realizar um gasto ou tem a oportunidade em um investimento que não estava programado.
Em momentos como esse, é possível aderir a estratégias como a securitização ou a antecipação de recebíveis. Mas você sabe qual é a diferença entre as modalidades? É sobre isso que vamos falar nesse artigo.
O que é securitização?
Securitização é o nome que se dá para o processo de negociação entre uma empresa que tem dívidas a receber e um investidor interessado em comprar esses recebíveis. Nessa operação financeira, ativos ilíquidos (aqueles difíceis de vender, mas com grande potencial de retorno) são transformados em certificados de recebíveis (títulos) e, então, negociados no mercado de capitais.
A securitização aceita como recebíveis, por exemplo, empréstimos, notas promissórias, cheques, financiamentos, contrato de compra, venda e aluguel e duplicatas, entre tantas outras dívidas. Para isso três personagens são fundamentais:
- credor – empresa que tem contas a receber e está disposta a vender esse recebível com desconto em troca de dinheiro à vista;
- securitizadora – organização responsável por transformar recebíveis em títulos e negociá-los no mercado de capitais; e
- investidor – pessoa física e/ou jurídica disposta a comprar os recebíveis em troca de melhores rendimentos no médio e/ou longo prazo.
Antecipação de recebíveis
Já a antecipação de recebíveis, também conhecida como factoring, é uma alternativa de acesso ao crédito que antecipa os recursos de uma venda feita a prazo. Desta forma, o empreendedor consegue arcar com os seus compromissos, seja pagamento de funcionários, aluguel, ou até mesmo ter mais margem para negociar com os fornecedores pelo pagamento à vista. Confira os principais benefícios:
- Taxas de juros reduzidas;
- Melhoria do fluxo financeiro;
- Operação com capital próprio, sem solicitar empréstimos ou financiamentos bancários;
- Redução do risco de inadimplência;
- Possibilidade de investir em novos equipamentos;
Como a atify Capital pode ajudar a sua empresa
A antecipação de recebíveis é uma das diversas soluções financeiras oferecidas pela atify Capital. Sendo uma modalidades mais procuradas pelos clientes, facilitamos o acesso ao crédito de forma rápida e livre de burocracias.
Conte com a nossa equipe especializada no mercado financeiro para entender mais sobre o factoring e como ele pode beneficiar especificamente o seu negócio.