A Serasa Experian mapeou que 4 em cada 10 MPMEs preferem a antecipação de recebíveis como modalidade de crédito. Em outro estudo, a empresa de análises e informações estimou que essa negociação financeira tem potencial para beneficiar as PMEs do Brasil com até R$ 30,7 bilhões em crédito.
Dados como esses são uma prova de que o mercado de antecipação de recebíveis têm beneficiado muitos empresários, mas ainda há espaço para ampliar a potência desse amparo financeiro. Saiba mais nesse artigo.
A dificuldade do acesso ao crédito no Brasil
No Brasil, especialmente, micro e pequenas empresas enfrentam muitas dificuldades no acesso ao crédito, apesar da incontestável representatividade dessas organizações na economia do País. São 9 milhões de negócios, representando 52% dos empregos com carteira assinada e 27% do PIB nacional, conforme destacado em matéria do jornal Valor Econômico.
No texto, Felipe Tavares, economista-chefe da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), destaca que “a pouca disponibilidade de garantias para honrar os financiamentos reduzem a confiança dos bancos”. É fundamental, então, que as empresas busquem novas alternativas de acesso ao crédito, além de empréstimos e financiamentos.
A importância de ter acesso ao crédito
O capital é um fator imprescindível para apoiar uma organização, incluindo as PMEs, na busca por suas metas e objetivos de negócio. A qualidade da saúde financeira de uma companhia é, ainda, um importante balizador da opinião de clientes, parceiros, colaboradores, candidatos e investidores quanto à reputação da empresa.
Sabemos, porém, que manter o fluxo de caixa em perfeita dinâmica é um desafio, principalmente considerando as constantes oscilações políticas e econômicas dos setores, do País e do mundo. Por essa razão recomendamos que, além de controlar entrada, saídas e investimentos, as organizações se mantenham atentas às oportunidades de acesso ao crédito, caso precisem de um recurso extra de maneira programada ou emergencial.
É com acesso ao crédito que as companhias saem do sufoco diante de adversidades. Mas é, também, por meio dessa facilidade que muitas se tornam mais eficientes na hora de:
- Valorizar a equipe por meio de melhor remuneração, benefícios ou condições de trabalho;
- Adquirir equipamentos e soluções de tecnologia;
- Investir em inovação e aperfeiçoamento;
- Melhorar a qualidade do fluxo de caixa;
- Aumentar e/ou diversificar o estoque; e
- Expandir o negócio.
Regulamentação do Banco Central aprimorou o processo de antecipação de recebíveis
Graças à Resolução 349 do Banco Central, hoje, o lojista conta com um processo mais simples e rápido para encerrar contratos de antecipação de recebíveis automática com sua credenciadora, permitindo que esse comerciante inicie um novo relacionamento com outros financiadores.
Na prática, essa regulamentação diz que o lojista não tem mais obrigação de realizar a antecipação de recebíveis por meio da empresa detentora da máquina de cartão por meio da qual a venda foi realizada. Isso é um grande avanço e incentivo para a competitividade, com benefícios aos players e comerciantes.
Como a atify Capital pode te auxiliar no processo de antecipação de recebíveis
Como você deve saber, a antecipação de recebíveis é uma linha de crédito por meio da qual uma empresa tem a possibilidade de transformar os recursos financeiros de suas vendas a prazo em crédito à vista. Ou seja, é o fim da dificuldade das organizações no acesso a um capital que precisam pelos mais diversos motivos.
Por meio de um processo de antecipação de recebíveis totalmente digital e desburocratizado, a atify Capital, que é uma factoring, oferece esse serviço. São três etapas muito simples:
- A empresa interessada em receber à vista o crédito de suas vendas a prazo se cadastra em nossa plataforma e abre uma conta;
- Com o contrato assinado, envia notas fiscais de vendas à prazo para análise;
- Após análise e aprovação da operação, recebe crédito no mesmo dia.
Especificamente com relação ao cadastro na plataforma da atify, em geral, solicitamos os seguintes documentos para a confecção do contrato de prestação de serviço:
- Comprovante de estado civil, cópia do RG, declaração de Imposto de Renda e CNH ou RG dos sócios;
- Comprovante de endereço da empresa e dos sócios;
- Faturamento da empresa nos últimos 24 meses;
- Contrato Social; e
- Cartão CNPJ.
Conte com a nossa equipe para apoiar o seu negócio no processo de antecipação de recebíveis. Solicite o contato de um dos nossos especialistas.