Um estudo da Microsoft divulgado pelo portal E-Commerce Brasil mostra que 74% das PMEs brasileiras já utilizam Inteligência Artificial (IA) nos seus negócios sempre ou muitas vezes. Entre elas, 90% pretendem adotar a tecnologia em breve, o que agrega inovação à organização.
Esse interesse é fácil de ser explicado: é por meio da IA que muitas organizações têm sido eficientes nos processos de análise de informações, automatização de tarefas, proteção de ambientes digitais e tomada de decisões, entre tantos outros momentos. Na estratégia financeira do negócio, então, essa tecnologia tem potencial avassalador.
Quer saber sobre o que estamos falando? Então, não deixe de ler esse conteúdo.
Tendências em Inteligência Artificial
De acordo com texto divulgado pelo futurista Bernard Marr no Portal da Revista Forbes, as cinco principais tendências em inteligência artificial para 2024 são:
1. IA Quântica
Marr alerta que, no decorrer de 2024, veremos saltos monumentais nas capacidades de IA, especialmente em áreas que exigem solução de problemas complexos impulsionados por avanços quânticos.
2. Legislação de IA
O futurista destaca, entre outras coisas, que a colaboração global para estabelecer padrões e normas de inteligência artificial está próxima de se materializar, inclusive visando proteger a população de quaisquer impactos negativos.
3. IA Ética
Neste tópico, Bernard destaca que a necessidade de que a inteligência artificial opere com transparência e imparcialidade, uma jornada que deve ir além da simples engenharia de algoritmos, o que fará crescer o interesse pela educação em ética de IA.
4. Trabalho aprimorado
Na visão de Marr, a tendência é que, cada vez mais, a inteligência artificial será elevada de instrumento para aliado dos humanos desde que se promova a interação entre a aptidão humana e as habilidades de IA, o que ampliará a produtividade e a excelência das ações.
5. Próxima geração de IA generativa
E, claro, Bernard acredita que, com o passar dos anos, as diferenças entre as habilidades humanas e da máquina serão cada vez mais sutis, com a inteligência artificial sendo capaz, por exemplo, de tecer narrativas complexas, coreografar sinfonias musicais e colaborar na criação de best-sellers.
Benefícios da Inteligência Artificial no dia a dia de uma empresa
Um estudo da Mckinsey mapeou que quase um quarto dos executivos de alto escalão entrevistados estão pessoalmente usando ferramentas de Inteligência Artificial e que 40% dos respondentes afirmam que as suas organizações aumentarão o seu investimento em IA em geral.
Pelos movimentos do mercado, entendemos que a tendência é que as ferramentas de Inteligência Artificial só se aprimorem, os custos das soluções fiquem cada vez mais acessíveis e a adesão à tecnologia só aumente, agregando diversos benefícios ao dia a dia das empresa, entre os quais:
- Otimização de tarefas diárias das equipes e consequente melhora da experiência do time;
- Acompanhamento das jornadas de vendas e do relacionamento com os clientes;
- Mais acesso a insights de estratégia financeira e do negócio em geral;
- Processamento, controle e gestão de informações do fluxo financeiro;
- Melhora da experiência do cliente no contato com a companhia;
- Elaboração e/ou aprimoramento de produtos e/ou serviços;
- Aprimoramento da segurança cibernética do negócio;
- Elevação da maturidade em cibersegurança;
- Controle e gestão das ações de logística; e
- Controle de estoque.
Por que agregar inteligência artificial à gestão financeira da sua empresa
Gestão financeira é um conjunto de processos para mapeamento, controle, análise e planejamento das atividades financeiras de uma organização. Envolve, ainda, traçar metas de entradas e saídas, cumprimento de obrigações financeiras e mitigação de perdas de recursos.
Esse fluxo financeiro envolve um grande volume de dados difíceis de serem acompanhados por meio de uma simples planilha. Os cálculos relacionados a essas informações, por sua vez, já não podem mais ser feitos manualmente, caso a organização preze por dados precisos e em tempo real.
É com eficiência no fluxo financeiro que as companhias se tornam melhores em termos de inovação, crescimento, desenvolvimento e competitividade. É, ainda, uma ação importante para atrair e reter os melhores talentos do mercado e conquistar a confiança da sociedade e dos investidores.
Ao agregar soluções de inteligência artificial à estratégia financeira a empresa se beneficia, pelo menos, com:
- mais precisão na identificação de tendências, padrões e inconsistências;
- otimização de processos e de tempo da equipe do departamento;
- melhor gerenciamento de contas a pagar e a receber;
- antecipação de desafios financeiros do negócio;
- informações mais precisas e em tempo real;
- otimização na coleta e análise de dados;
- melhor controle de entradas e saídas;
- processos mais eficientes;
- menos erros nas ações.
Como investir em inteligência artificial sem se endividar
Boa parte das inovações em um negócio requerem investimento financeiro para saírem do papel. A boa notícia é que, para ter acesso a esse recurso financeiro, sua empresa não precisa recorrer a empréstimos ou financiamentos, sempre rodeados por burocracias e altas taxas.
Nossa sugestão é a antecipação de recebíveis, que se diferencia por ser desburocratizada e bem menos onerosa. Também conhecida como operação de factoring ou fomento mercantil, essa transação permite que a companhia receba à vista os recursos financeiros de um pagamento que o cliente realizou a prazo, seja via boletos bancários, cartões de crédito ou cheques pré-datados.
Aqui na atify somos especializados em factoring, como também em outras soluções financeiras para empresas. Temos sido parceira de estratégia financeira de organizações que precisam de crédito, mas estão com dificuldade para ter acesso ao dinheiro.
Adoraríamos entender melhor o desafio financeiro da sua empresa e, então, juntos, avaliarmos o melhor a fazer para resolver a situação. Solicite o contato de um dos nossos especialistas.