atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Quando a antecipação de recebíveis é a melhor escolha para uma empresa?

Antecipação de recebíveis é um produto do mercado de serviços financeiros. Na prática, trata-se de uma linha de crédito por meio da qual uma companhia recebe à vista o dinheiro de uma venda de produto e/ou serviço que foi feita com pagamento a prazo. 

Mais vantajosa do que um empréstimo ou um financiamento, a antecipação de recebíveis, também conhecida como factoring, pode ser solicitada por empreendedores e companhias de todos os portes e segmentos. Os pagamentos a serem recebidos podem ter como devedores o cliente final ou companhias públicas e privadas.

5 situações em que a antecipação de recebíveis é útil para o negócio

Fácil acesso a um recurso financeiro. Essa é uma das muitas vantagens da antecipação de recebíveis, em geral, é solicitada quando:

1. A empresa está no início da trajetória

A busca de uma empresa por um lugar no mercado entre os concorrentes não é fácil. Nesse cenário, ajuda ter um recurso como a antecipação de recebíveis para injetar capital na companhia, ter um melhor capital de giro e elevar a qualidade da gestão financeira.

2.  A companhia está passando por dificuldades financeiras

Às vezes, por descontrole ou em decorrência de imprevistos, uma empresa pode ficar com desequilíbrio no caixa. E é nesse momento em que a antecipação de recebíveis pode ser o caminho para pagar despesas e honrar o pagamento a fornecedores e colaboradores, recuperando a saúde financeira do negócio.

3. A organização precisa quitar operações financeiras com juros mais altos

Há situações em que, para evitar o endividamento ou se livrar dele, a empresa acaba por contrair financiamentos ou empréstimos a juros abusivos. Se esse é o seu caso, saiba que é possível quitar a dívida por meio da antecipação de recebíveis, operação que também envolve deságio, mas a uma porcentagem muito mais acessível.

4. O negócio necessita fazer uma contratação emergencial

Muitas vezes, em períodos sazonais, a organização se vê obrigada a incrementar o quadro de colaboradores com profissionais temporários cuja presença vai agregar valor ao negócio e gerar mais lucro. E aqui, a antecipação de recebíveis também pode ser a solução para ter orçamento para essa contratação estratégica.

5. Cumprir uma demanda inesperada

Imagine que um cliente solicitou um volume de produtos muito além do normal e que vai gerar um lucro muito satisfatório ao seu negócio. Com a antecipação de recebíveis, você pode comprar os itens necessários para essa produção, inclusive com mais poder de negociação com fornecedores, tendo em vista que dispõe de dinheiro em mãos.

A antecipação de recebíveis é um recurso financeiro que precisa ser utilizado com estratégia para que a empresa não fique cada vez mais endividada. A boa notícia é que os nossos especialistas estão à disposição para te ajudar a tomar a melhor decisão. Solicite um contato agora. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *