atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Saiba as principais tendências da gestão financeira para PMEs

A eficiente gestão financeira para PMEs é uma iniciativa vital para garantir o estabelecimento, desenvolvimento e a inovação desses negócios, assim como acontece nas organizações de grande porte. Isso inclui não apenas adequado controle do fluxo de caixa, mas também atenção às tendências em soluções que otimizem a operação do departamento.

E é sobre isso que vamos falar nesse artigo. Não deixe de ler!

PMEs iniciam o ano com bom desempenho

Os primeiros três meses de 2024 foram de grande crescimento para as pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil. Os dados, publicados pelo portal Exame.com, fazem parte de um mapeamento do Índice Omie de Desempenho Econômico das PMEs (IODE-PMEs).

A matéria indica que, após a expansão de 4,7% em março, o setor fechou o trimestre com alta de 11,5% no faturamento. A apuração indica, ainda, que “do ponto de vista setorial, a expansão do mercado de PMEs deve ser sustentada pelo pelas atividades de Serviços. Além disso, os efeitos da queda das taxas de juros devem abrir espaço para retomada consistente do crescimento do faturamento real das PMEs do comércio, após um 2023 desafiador.”

3 tendências financeiras para estar no radar da sua PME

Para que o departamento financeiro do seu negócio opere em seu melhor nível de desempenho, recomendamos considerar, pelo menos, essas três tendências em gestão financeira para PMEs:

1. Automação das ações

Automatizar os processos repetitivos por meio de soluções de tecnologia é uma das principais tendências financeiras. Diversas ações podem ser automatizadas, como conciliações bancárias, gestão de entradas e saídas, controle de contas a pagar e receber, emissão de boletos e controle de contas bancárias, por exemplo.

Quando bem escolhida e implementada, essa ferramenta tem potencial para otimizar o trabalho da equipe, liberar tempo dos colaboradores para assumir atividades mais estratégicas, reduzir chances de erro e retrabalho, além de proteger dados sensíveis do negócio. Na hora de escolher uma solução, opte por aquela que lhe ofereça faço acesso aos dados e gere relatórios personalizados, assim você terá mais dados para tomar melhores decisões.

2. Cibersegurança proativa

Hoje, grande parte dos dados das companhias estão armazenados em nuvem. Entre os motivos dessa decisão está a necessidade de permitir que os colaboradores acessem as informações a qualquer hora e de qualquer lugar. A questão é que, nesse novo modo de operação, cresce o campo de ameaça à privacidade e proteção de dados da empresa.

É por essa razão que a cibersegurança deve ser uma preocupação genuína das lideranças da empresa e de todos os colaboradores. Nessa jornada, é fundamental investir em ações de treinamento e conscientização sobre o tema, como, também, em soluções de controle de acesso, múltiplo fator de autenticação, criptografia de dados e mapeamento de riscos e combate das ameaças.

3. Antecipação de Recebíveis

Também conhecida como operação de factoring, a antecipação de recebíveis é uma via estratégica para que uma organização melhore seu fluxo de caixa. Trata-se de uma linha de crédito em que a empresa receba à vista o pagamento de uma venda que fez à prazo, sem que isso comprometa o acordo feito com o cliente.

Todo o processo é feito por meio de organizações como a atify Capital, de maneira rápida, simples, desburocratizada e menos onerosa, se comparado com operações de empréstimos e financiamentos. Além disso, ao optar pela antecipação de recebíveis, a empresa opera com um dinheiro que lhe pertence e não com recursos de terceiros.

Nós sabemos o quanto pode ser desafiadora a jornada de gestão financeira para PMEs. Por isso, nos colocamos à disposição do seu negócio para te orientar sobre as melhores soluções para garantir a saúde do seu fluxo de caixa. 

Solicite o contato de um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *