Não é novidade que as oscilações do dólar geram impactos de diferentes níveis na economia global, influenciando de maneira significativa as operações de importação e exportação de insumos e produtos. A moeda oficial dos Estados Unidos, o país mais rico do mundo, realmente dita as regras do jogo comercial.
Esses cenários, porém, não precisam, necessariamente, significar um caos para as empresas brasileiras, incluindo as PMEs. Isso, principalmente, em empresas que incorporam a antecipação de recebíveis ao planejamento financeiro e à gestão de riscos.
Quer saber sobre o que estamos falando? Então não deixe de ler esse artigo.
Dólar em alta e em baixa: principais impactos
De uma maneira bastante simplificada, é possível dizer que o dólar em alta é uma vantagem para quem tem recursos a receber na moeda americana após uma transação que pode ter sido concretizada por meio da venda de um produto ou serviço. Perde, porém, quem tem dívidas a quitar no dinheiro americano quando a moeda está em alta.
Falando especificamente do Brasil, quando o dólar está em baixa, as organizações, incluindo as PMEs, têm a oportunidade de importar insumos, produtos, máquinas e equipamentos a preços mais baixos. Esse cenário tem potencial para que essas companhias aumentem a variedade e qualidade do que é ofertado aos clientes e, também, reduzam o preço do que é vendido ao consumidor.
Como as PMEs podem transitar melhor pelas oscilações do dólar
Empresas de todos os portes e segmentos, incluindo as PMEs, precisam ter, além de um eficiente gerenciamento de riscos financeiros, acesso rápido ao crédito para continuar operando em momentos desafiadores da economia, como a alta do dólar. Recursos financeiros extras também são importantes diante de uma oportunidade única e/ou inesperada de investimento, seja ele qual for.
A boa notícia é que, para ter acesso ao crédito, as companhias não precisam se limitar a pedidos de empréstimos e financiamentos. É possível aderir à antecipação de recebíveis, uma linha de crédito, disponibilizada por instituições como a atify Capital, que permite à uma companhia receber à vista o capital de uma venda feita a prazo.
Antecipação de recebíveis: uma solução melhor do que o empréstimo
Diante da necessidade de ter um melhor capital de giro, manter o fluxo de caixa positivo ou quitar dívidas, muitas empresas ficam em dúvida sobre as diferenças entre optar pela antecipação de recebíveis ou recorrer a um empréstimo. Por isso, vamos te explicar melhor as principais diferenças entre as duas opções.
Ao solicitar um empréstimo, entra no fluxo do caixa da sua organização um dinheiro que não pertence ao seu negócio e que, portanto, você precisará devolver em algum momento com o acréscimo de altos juros. Isso quer dizer que, se não houver um bom planejamento financeiro, corre-se o risco de causar um caos nas contas da companhia.
A antecipação de recebíveis, por sua vez, trabalha com o adiantamento das faturas de vendas realizadas, ou seja, a empresa terá no caixa um recurso financeiro que lhe é devido, que lhe pertence. Nesse caso, o deságio para liberação da linha de crédito também existe, mas a uma porcentagem muito mais acessível, já que o risco é menor, o que torna o produto mais vantajoso.
6 vantagens da antecipação de recebíveis
- Com possibilidade de pagar os fornecedores à vista, a empresa ganha em maior poder de negociação na compra de matéria-prima;
- É um apoio para que a companhia invista mais e melhor no crescimento e na expansão da operação;
- A organização optante pelo factoring paga por um capital devido à companhia e não por um empréstimo;
- A operação ajuda a companhia a superar desafios de fluxo de caixa;
- É uma ferramenta valiosa para a gestão financeira da empresa; e
- Trata-se de uma via para receber à vista as suas vendas a prazo.
Como ter acesso à antecipação de recebíveis?
Na atify Capital, a antecipação de recebíveis é um processo simples. Após a solicitação da empresa que tem os pagamentos a receber, analisamos o histórico de crédito e risco do devedor. Se a avaliação for positiva, a compra do crédito é formalizada e a antecipação do pagamento é liberada. Após esse processo, passamos a receber o saldo do cliente devedor pelos meios de pagamentos existentes.
Entendemos que não é uma tarefa simples decidir quando solicitar a antecipação de recebíveis. Mas nossos consultores estão à disposição para oferecer a melhor orientação.