atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Saiba como o fomento mercantil está movimentando a economia

A economia brasileira criou 306.111 postos de trabalho com carteira assinada em fevereiro de 2024, de acordo com dados do Caged divulgados pelo Portal Exame.com. O número, impulsionado pelos setores de serviços e da indústria, representa quase o dobro da geração de vagas na comparação com janeiro, quando foram criadas 168.503 vagas.

Os dados são animadores. Afinal, quanto mais um País emprega mais ele tende a impulsionar o poder de compra da sua população. Mas para que essa equação se concretize, não basta empregar, é preciso que esses negócios tenham um fluxo de caixa saudável para manter a empresa estável e/ou prosperando e as vagas preenchidas.

Sabemos, porém, que, ao longo de sua jornada, a saúde financeira de uma organização pode ser negativamente impactada por fatores internos e externos, previsíveis e imprevisíveis. Por sorte, as companhias podem contar com o fomento mercantil para garantir acesso estratégico a recursos extras.

O que é fomento mercantil?

O fomento mercantil ou comercial, também conhecido como factoring, é uma estratégia financeira que permite às empresas receberem de forma antecipada o pagamento de suas vendas feitas a prazo. É uma opção viável para companhias que desejam obter financiamento imediato, melhorar a gestão de crédito e reduzir os riscos associados à inadimplência.

Nessa dinâmica, após uma análise e aprovação, organizações como a atify Capital adquirem direitos creditórios (via duplicata) da empresa que tem pagamentos a receber e, na sequência, libera a antecipação de recebíveis. Essa operação envolve deságio, mas a uma porcentagem muito mais acessível, na comparação com o empréstimo.

Alguns dados que têm movimentado a economia do Brasil 

Em 2023, o Brasil registrou a abertura de 2,7 milhões de novos negócios, de acordo com dados do Mapa de Empresas, elaborado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e divulgados pelo Portal Exame.com. A mesma matéria, porém, indica que um estudo realizado pelo Sebrae mapeou que 29% dos CNPJs cadastrados como Microempreendedor Individual (MEI) fecham após cinco anos de atividade.

Os motivos prioritários para o encerramento das atividades são: poucas informações relevantes sobre o mercado e falta de planejamento de médio e longo prazo, além de gestão deficiente. Vale destacar que o fechamento de negócios, em geral, tem um impacto violentamente negativo no País que sedia a organização. Em um primeiro momento, as portas fechadas de uma companhia significam demissão e, consequentemente, queda do poder de compra dessas pessoas.

Na sequência, vem o prejuízo do empreendedor, que precisa orquestrar a venda do imóvel, do estoque e de móveis e/ou equipamentos para mitigar os danos financeiros. Quando o local que abriga o estabelecimento é locado, perde, também, o proprietário. E, assim, toda a cadeia de fornecedores da companhia deixa de ganhar, de alguma forma.

Você já olha com atenção para o seu fluxo de caixa da sua organização?

Uma organização que não acompanha de perto os recursos financeiros que entram e saem do seu caixa está fadada a ter surpresas desagradáveis em algum momento de sua vida. É por essa razão que a rotina de controlar o fluxo de caixa é vital para a sustentabilidade do negócio.

Nessa jornada é fundamental, ainda, manter atenção a imprevistos ou necessidades emergenciais em que a empresa se vê obrigada a ir em busca de mais recursos para honrar seus pagamentos. São casos em que muitos empresários e líderes de negócio recorrem a empréstimos ou financiamento.

Nós, porém, sugerimos uma opção mais simples para ter acesso a um recurso financeiro extra. Estamos falando da antecipação de recebíveis (fomento mercantil), que transforma as suas vendas à prazo em dinheiro à vista. Tudo de uma maneira rápida e desburocratizada.

Quer confirmar se a antecipação de recebíveis é mesmo a melhor solução para manter a saúde empresarial do seu negócio ou resolver desafios financeiros que a empresa esteja enfrentando? Então, solicite agora o contato de um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *