atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Como o factoring pode ajudar na adoção de práticas ESG

Até 2026, o investimento das empresas em ESG deve crescer 12,9% ao ano, somando US$ 33,9 trilhões em todo o mundo, segundo dados da pesquisa da PwC divulgados pelo portal Olhar Digital. A mesma matéria destaca que esse movimento de valorização das práticas de sustentabilidade nas organizações também é percebido no Brasil, onde 86% das 100 empresas com maiores receitas estão apostando em ESG.

E quanto a sua companhia, ela já está alinhada a esse novo conceito? Nesse artigo, vamos te mostrar que os benefícios podem ser colhidos por organizações de todos os portes e segmentos e não somente por grandes empresas.

O que é ESG e qual é a importância do conceito para as empresas

ESG é um conjunto de procedimentos e processos que uma organização adota em busca de alinhamento a boas práticas ambientais (Environmental), sociais (Social) e da governança corporativa (Governance). Dessa forma, a companhia demonstra que, apesar de operar em busca de lucro, também está atenta a mitigar os impactos da sua operação na sociedade como um todo e no planeta.

Alinhada às boas práticas ESG, a empresa tem mais condições de operar com uma visão de longo prazo, com boas chances de se tornar mais competitiva. Além disso, esse é um bom caminho, também, para elevar o valor da marca empregadora e da reputação diante de clientes, parceiros, fornecedores e investidores.

De que forma as empresas estão adotando práticas ESG?

O conceito ESG visa mitigar os impactos negativos da operação de uma organização na sociedade e no planeta. Muitas são as ações que podem ser implementadas nesse sentido, mas é possível começar com pequenos passos consistentes e constantes.

Entre as práticas iniciais, destacamos:

  1. Oferecer copos ou garrafas individuais para que os colaboradores deixem de usar itens descartáveis;
  2. Implementar sistema de reuso de água para regar o jardim e lavar algumas áreas de empresa;
  3. Promover palestras de informação e conscientização sobre o assunto;
  4. Manter atenção e tolerância zero a qualquer tipo de corrupção;
  5. Trocar a frota de veículos a combustão por carros elétricos;
  6. Evitar ou minimizar o uso de recursos naturais;
  7. Apoiar e promover a diversidade e inclusão;
  8. Ter transparência financeira e contábil;
  9. Cuidar do bem-estar do colaborador; e
  10. Ter um plano de gestão de risco.

Por que as organizações têm adotado essas boas práticas

Engana-se quem pensa que ESG é um conceito direcionado apenas para grandes organizações. Empresas de pequeno e médio porte também se beneficiam ao implementar as boas práticas, principalmente considerando que clientes, profissionais de talento e investidores estão cada vez mais atentos à reputação das marcas com as quais se relacionam.

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), também divulgada pelo portal Olhar Digital, revelou os cinco principais motivos pelos quais as empresas estão integrando o ESG às operações. Entre eles, estão:

  • fortalecimento do relacionamento com stakeholders (44%);
  • uso sustentável de recursos naturais (39%);
  • melhoria na gestão de riscos corporativos (36%);
  • aumento de competitividade (33%); e
  • atendimento à legislação (28%). 

Como a antecipação de recebíveis se conecta com o conceito ESG

Muitas ações ESG são simples de serem implementadas. Algumas demandam pouco ou nenhum investimento financeiro. Outras, porém, podem exigir um capital extra. E, nesses casos, é importante que você saiba que o empréstimo e o financiamento não são as únicas soluções para ter acesso a esse dinheiro.

Uma terceira via é a antecipação de recebíveis, também conhecida como factoring, uma operação financeira por meio da qual é possível receber à vista os recursos financeiros de um pagamento que o cliente realizou a prazo, seja via boletos bancários, cartões de crédito ou cheques pré-datados. Isso pode ser feito por meio de um processo estratégico, rápido e desburocratizado.

Aqui na atify somos especializados em factoring, como também em outras soluções financeiras para empresas. Temos sido parceira estratégica de organizações que precisam de crédito, mas estão com dificuldade para ter acesso ao dinheiro ou não querem lidar com as burocracias e as taxas de financiamentos e empréstimos.

Por meio do nosso serviço, o recurso financeiro de uma compra, que demoraria para ingressar no fluxo de caixa, chega mais rápido e pode ser convertido em investimentos ESG. Solicite o contato de um dos nossos especialistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *