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Duplicata mercantil: ela pode facilitar o acesso da sua empresa ao crédito

O acesso ao crédito tem sido uma missão cada vez mais desafiadora para os empresários e líderes de negócio, principalmente em se tratando de PMEs. Afinal, sabemos que não basta ter um produto ou serviço de qualidade. É preciso ter capital para abrir uma empresa e manter a operação. O que temos visto, porém, é que muitas companhias acabam não tendo acesso ao recurso financeiro extra que precisam por se limitarem às linhas tradicionais de empréstimo e financiamento. Muitas já sabem, porém, que a duplicata mercantil pode ser uma estratégica via de acesso ao crédito.

Quer saber sobre o que estamos falando? Então não deixe de ler esse artigo.

O que é duplicata mercantil?

Duplicata mercantil é um título de crédito, um documento emitido para formalizar e documentar a venda de um produto ou serviço, realizada à vista ou a prazo. Por meio desse registro, o comprador (sacado) se obriga a pagar ao vendedor (sacador) a importância registrada em uma fatura, dentro do prazo estipulado.

A duplicata mercantil é regulada pela Lei 5474/68. Pela dinâmica estabelecida, o documento fica em posse do vendedor que, após a liquidação da dívida, devolve-o ao comprador como recibo do pagamento dos valores devidos.

Quando solicitar a duplicata mercantil?

A duplicata mercantil é um documento que pode ser solicitado por organizações de todos os portes e segmentos, incluindo as PMEs, em processos de venda de produtos e/ou serviços. Pelos termos da Lei 5474/68, no documento, deverão constar:

  • a denominação “duplicata”, a data de sua emissão e o número de ordem;
  • o número da fatura;
  • a data certa do vencimento ou a declaração de ser a duplicata à vista;
  • o nome e domicílio do vendedor e do comprador;
  • a importância a pagar, em algarismos e por extenso;
  • a praça de pagamento;
  • a cláusula à ordem;
  • a declaração do reconhecimento de sua exatidão e da obrigação de pagá-la, a ser assinada pelo comprador, como aceite, cambial; e
  • a assinatura do emitente.

De que forma a duplicata mercantil pode facilitar o acesso das empresas ao crédito

A duplicata mercantil facilita o acesso das empresas ao crédito, incluindo as PMEs, quando é utilizada nos processos de antecipação de recebíveis. Nessa operação, disponibilizada por instituições como a atify Capital, as companhias têm a oportunidade de receber à vista o recurso financeiro de uma venda feita a prazo.

A antecipação de recebíveis é uma solução estratégica para empresas que precisam injetar no fluxo de caixa um capital extra, de maneira programada ou emergencial. Assim, essas organizações, além de seguirem operando com recursos próprios, não precisam se render aos processos onerosos e burocráticos de empréstimos e financiamentos.

As vantagens de utilizar a duplicata mercantil para ter acesso a crédito

Como você pôde ver, a duplicata mercantil pode ser mais do que uma formalização da venda de um produto ou serviço, com garantia do recebimento dos valores negociados. É, ainda, um documento que pode ser utilizado no processo de antecipação de recebíveis. Dessa forma, a organização:

  • Injeta no caixa um recurso próprio e não capital de terceiros, que, em certo momento, precisará ser devolvido com o pagamento de taxas;
  • Transfere a gestão de cobrança à factoring, como a atify Capital, com a qual negociou o crédito por meio da antecipação de recebíveis;
  • Não precisa lidar com questões relacionadas às possíveis inadimplência dos clientes;
  • Ganha um fôlego importante no fluxo de caixa e no planejamento financeiro.

Com profissionais qualificados nas especificidades do setor financeiro, a atify Capital é uma empresa especializada em antecipação de recebíveis e outras soluções financeiras. Atendemos empresas de todos os portes e segmentos, incluindo as PMEs, e adoraríamos auxiliar a sua organização e superar os diferentes desafios de gestão financeira.

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