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Varejo: antecipação de recebíveis como estratégia nas datas sazonais

Natal, Ano Novo, Black Friday, Páscoa e Dia das Mães, dos Namorados, dos Pais e das Crianças. Essas são algumas das principais datas sazonais utilizadas pelo varejo para fidelizar antigos clientes e atrair novos compradores, enquanto amplia as margens de faturamento e lucro do negócio.

Para aproveitar esses momentos em que as pessoas estão mais suscetíveis a gastar, é imprescindível que o líder do estabelecimento esteja preparado para atender as demandas e exigências do consumidor, sem comprometer o fluxo de caixa. E é sobre isso que vamos falar nesse artigo.

Planejamento: a estratégia-chave para aumentar as vendas no varejo

Determinar os caminhos para atingir um objetivo é o foco de todo planejamento. Mas, para que esse plano seja executável, é preciso ter como base fatos e dados, com perfeito alinhamento entre expectativa e realidade. No caso de ações em datas sazonais, nós recomendamos 10 boas práticas:

  1. Defina as datas mais importantes – os produtos e serviços oferecidos pelo seu estabelecimento definem o público-alvo, uma importante informação para você entender em quais datas comemorativas é possível incrementar o volume de vendas;
  2. Elabore um calendário de ações – agora que você já sabe quais são as datas sazonais importantes para o seu negócio, é hora de elaborar um calendário de ações, se possível com base em sucessos e pontos de melhoria de anos anteriores;
  3. Mapeie possíveis parceiros para as iniciativas – no varejo, datas comemorativas são excelentes momentos para estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores para a oferta de promoções e descontos aos clientes;
  4. Crie campanhas personalizadas – mais do que nunca, os consumidores desejam se sentir únicos e especiais, portanto, elabore campanhas de marketing considerando o perfil do seu público-alvo e os canais de comunicação de preferência dessas pessoas;
  5. Dimensione a equipe – em geral, datas sazonais do varejo demandam a contratação de equipe extra, além do treinamento de todo o time, para garantir a qualidade do atendimento ao cliente;
  6. Abasteça o estoque – com base em dados de vendas dos anos anteriores e nas perspectivas do período atual, garanta que o estoque tenha produtos suficientes para não frustrar os clientes e perder chance de faturamento;
  7. Reavalie os processos – o objetivo é verificar se todas as atividades dentro do seu estabelecimento contribuem para a produtividade dos colaboradores e a satisfação dos clientes ou se há espaço para melhoria;
  8. Avalie as necessidades de investimentos – mapeie se esses períodos sazonais vão demandar o investimento em equipamentos, materiais, adequações do espaço e tecnologia;
  9. Confira os recursos financeiros disponíveis – agora que você já sabe o que fazer e quanto precisa investir em tudo o que planejou, é hora de verificar como está a sua capacidade financeira para que os planos se tornem realidade; e
  10. Revise o plano ao longo da campanha – afinal, sabemos que diferentes fatores podem afetar o perfil de compra e as decisões dos consumidores.

Precisa de recursos extras? A antecipação de recebíveis é a solução

É em datas sazonais que os líderes do varejo necessitam de mais recursos financeiros para colocar suas ações promocionais em prática e/ou fazer negociações especiais com fornecedores. Nesses momentos, alguns poucos recorrem às próprias reservas. Outros se veem diante da necessidade de ir em busca de acesso ao crédito por meio de financiamentos ou empréstimos.

Gostaríamos, porém, de destacar que existe uma linha de crédito menos onerosa, mais acessível e menos burocratizada, em comparação com as citadas acima. Estamos falando da antecipação de recebíveis, uma operação realizada por empresas como a atify Capital, que permite que o varejista receba à vista os recursos financeiros de uma venda feita a prazo.

Qual é a principal vantagem entre as linhas de crédito citadas? No empréstimo e financiamento, o seu estabelecimento opera com dinheiro de terceiros, que precisará ser devolvido com taxas e juros. Já a antecipação de recebíveis injeta no fluxo de caixa um capital que pertence ao seu negócio.

Se você se interessou em saber mais sobre a antecipação de recebíveis e as demais soluções financeiras que oferecemos, solicite o contato de um dos nossos especialistas.