atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Antecipação de recebíveis ajuda indústria têxtil no acesso ao crédito

Quase metade (48%) dos empresários entrevistados em uma pesquisa da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit) veem uma tendência positiva para os negócios do setor em 2024, de acordo com matéria publicada pelo portal Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Para manter ou elevar a participação no mercado e a relevância na economia do Brasil, alguns pretendem adotar novas tecnologias nos processos de produção, enquanto outros estão empenhados em iniciar ou ampliar esforços de vendas por meios digitais ou, até mesmo, ampliar ou abrir unidades, entre outras iniciativas.

Ainda há dificuldades com métodos tradicionais de acesso a recursos financeiros

Estratégias como as citadas acima, porém, demandam um bom fluxo financeiro. Mas a grande questão é que, de acordo com outro levantamento da Abit, muitos empresários do setor têm enfrentado problemas de crédito no Brasil. Do total de entrevistados, 54% tiveram acesso ao recurso desejado, mas muitos se depararam com juros, prazos de pagamento, burocracias e exigências de garantias com algum grau de piora em relação a experiências anteriores.

Nós temos, porém, uma boa notícia aos que atuam na liderança de organizações da indústria têxtil: é possível ter acesso a recursos financeiros de maneira rápida, desburocratizada e menos onerosa fora da bolha dos bancos tradicionais e das cooperativas de crédito. Estamos falando das operações de factoring.

Factoring: uma alternativa estratégica no acesso ao capital desejado na indústria têxtil

Factoring é um tipo de operação financeira que permite à uma organização receber à vista o valor de uma venda realizada à prazo, ou seja, é uma linha de crédito que promove a antecipação de recebíveis que estão destinados à companhia. É diferente do empréstimo, no qual entra no fluxo de caixa da organização um dinheiro que não pertence ao negócio e que precisará ser devolvido em algum momento com o acréscimo de juros.

Na antecipação de recebíveis, o deságio para liberação da linha de crédito também existe, mas a uma porcentagem muito mais acessível, na comparação com os juros de um empréstimo. Vale destacar que, na operação de factoring, são considerados três tipos de recebíveis: boletos bancários, cartões de crédito e cheques pré-datados.

Como escolher uma empresa de factoring

Na operação de factoring, os créditos são adquiridos por uma Factor, como a Atify Capital. Na hora de fazer essa escolha, lembre-se de que será mais estratégico para o seu dia a dia se esse fornecedor oferecer ao seu negócio não apenas o serviço de antecipação de recebíveis, mas também avaliação de crédito e realização de cobranças, como um verdadeiro parceiro financeiro que tem capacidade de ser.

Adoraríamos te mostrar como isso é possível. Solicite agora o contato de um dos nossos consultores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *