atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Antecipação de recebíveis: entenda os casos em que ela pode ser feita

A saúde do fluxo de caixa de uma organização é um balizador vital para a tomada de decisões de um negócio. Esse fator, inclusive, tem o poder de determinar o apetite de inovação de uma companhia sem que a falta de recursos financeiros seja um limitador do crescimento da empresa.

Para ter um cenário financeiro mais tranquilo ao longo de todo o ano ou diante de necessidades pontuais, muitas companhias recorrem à antecipação de recebíveis, que, entre outras vantagens, disponibiliza recursos a um juros mais baixo que o empréstimo. Quer saber mais sobre o que estamos falando? Então, não deixe de ler esse post.

O que é antecipação de recebíveis?

Trata-se de uma linha de crédito por meio da qual uma companhia recebe à vista o dinheiro de uma venda de produto e/ou serviço que foi feita com pagamento a prazo. É a antecipação de um que recurso que pertence ao negócio, mas que estava programado para ser pago apenas no futuro.

A antecipação de recebíveis pode ser solicitada por empreendedores e companhias de todos os portes e segmentos. Os pagamentos a serem recebidos podem ter como devedores o cliente final ou companhias públicas e privadas. Não há distinção.

Quais são os tipos de recebíveis?

É possível solicitar a antecipação de recebíveis relacionados a diferentes tipos de transações feitas em um processo de venda de produtos e/ou serviços. Isso quer dizer que a linha de crédito pode ser utilizada para antecipar valores de:

  • boletos bancários;
  • cartões de crédito; e
  • cheque pré-datado.

Por que optar pela antecipação de recebíveis e não pelo financiamento?

Essa é uma questão muito simples de responder. No empréstimo, entra no fluxo do caixa da sua organização um dinheiro que não pertence ao seu negócio e que, portanto, você precisará devolver em algum momento com o acréscimo de altos juros. Isso quer dizer que, se não houver um bom planejamento financeiro, corre-se o risco de causar um caos nas contas da companhia.

Como trabalha com adiantamento das faturas de vendas realizadas, a antecipação de recebíveis, por sua vez, é mais vantajosa. Isso porque sua empresa terá no caixa um recurso financeiro que lhe é devido. Nesse caso, o deságio para liberação da linha de crédito também existe, mas a uma porcentagem muito mais acessível, já que o risco é menor.

Em quais casos a antecipação de recebíveis é mais indicada?

O adiantamento de faturas por meio da linha de crédito de antecipação de recebíveis pode ser solicitada por diferentes razões. Esses motivos variam de acordo com as necessidades e estratégias do negócio, que podem ser programadas ou emergenciais.

O que notamos, porém, é que, em muitos casos, as empresas fazem a solicitação para:

  • manter o fluxo de caixa positivo e a saúde financeira do negócio estável;
  • honrar pagamentos a fornecedores e colaboradores;
  • investir na empresa, na equipe e/ou em um projeto;
  • quitar operações financeiras com juros mais altos;
  • cumprir uma estratégia financeira da empresa;
  • fazer uma contratação emergencial;
  • injetar capital na companhia;
  • ter um melhor capital de giro;
  • melhorar a gestão financeira;
  • pagar dívidas e despesas;
  • evitar o endividamento; e
  • reforçar o estoque. 

A antecipação de recebíveis é, sem dúvida, uma solução para agregar mais liquidez ao negócio e evitar empréstimos e financiamentos a juros abusivos. Porém, a recomendação é que essa linha de crédito seja contratada e utilizada de maneira planejada e estratégica para que ela realmente agregue valor ao negócio.

Lançar mão do adiantamento de faturas de maneira recorrente, apenas na emergência, sem uma adequada projeção de fluxo de caixa, pode ser um perigoso caminho para prejudicar a vida financeira do negócio. A boa notícia é que nossos consultores estão à disposição para te ajudar nessa decisão. Entre em contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *