atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Capital de Giro, dívidas ou fluxo de caixa: quando devo solicitar uma antecipação de recebíveis?

antecipação de recebíveis

A antecipação de recebíveis é, na prática, uma linha de crédito que permite que uma empresa receba à vista os recursos financeiros de uma venda que ela fez a prazo. É uma maneira simplificada e rápida de ter acesso a um dinheiro necessário para determinado momento sem precisar se submeter às burocracias e aos juros abusivos de um empréstimo.

Sem planejamento, porém, a antecipação de recebíveis pode prejudicar a saúde financeira da empresa. Isso quer dizer que, para a estratégia ser sustentável, ao fazer essa solicitação, o gestor e/ou líder do negócio precisa ter um planejamento financeiro para ter certeza de que o dinheiro solicitado agora não vai fazer falta no futuro da companhia.

3 motivos comuns que levam as empresas a solicitarem antecipação de recebíveis

Quando o assunto é recurso financeiro, cada organização tem as suas próprias estratégias e necessidades. O que vemos, porém, é que, entre os principais motivos para a solicitação de recebíveis, três se destacam. São eles:

1. Ter um melhor capital de giro

Na produção de um produto e/ou serviço, a empresa tira dinheiro do caixa para pagar fornecedores e esse valor só retorna quando uma venda é concluída. Nesse meio tempo, entre a saída e o retorno do dinheiro, a companhia precisa ter uma reserva chamada de capital de giro para pagar as contas e as despesas da organização.

A definição do capital de giro necessário para cada negócio é feita com base em controles financeiros. Isso quer dizer ter um mapeamento preciso dos custos fixos e variáveis do negócio, incluindo a necessidade de estoque mínimo, as contas a pagar e o montante a receber, com valores, prazos e condições dos pagamentos e recebimentos.

2. Manter o fluxo de caixa positivo

Basicamente, o fluxo de caixa é o registro e controle de entradas e saídas do dinheiro de um negócio ao longo de um período pré-determinado. Com essa ação, o proprietário ou líder da companhia consegue ter uma ampla visão de como a receita da organização está sendo gerada e como e com o que esse dinheiro está sendo gasto.

É, também, com base em dados do fluxo de caixa, que estratégias de negócio são traçadas. Essas informações são a base para a tomada de decisões relacionadas a crescimento, inovação, contratação, preço de produtos e serviços e saúde do capital de giro.

3. Quitar dívidas

Toda organização, por mais bem estruturada que seja, está sujeita a gastar mais do que recebe e, então, adquirir uma dívida. De maneira pontual, não há problema nesse cenário. A questão se complica, porém, quando os momentos de endividamento são recorrentes ou, tão ruim quanto, quando a empresa não tem perspectiva de sair da situação.

Dívidas merecem atenção porque a saúde financeira de uma organização é o que determina a sua sustentabilidade. Por isso, é fundamental que a companhia tenha controle do capital de giro e do fluxo de caixa. A precaução evita, inclusive, que a saúde financeira da companhia se comprometa ainda mais com taxas de juros, seja diretamente para o credor ou para bancos.

Em qual desses momentos é melhor solicitar a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis é útil tanto para quem deseja ter um melhor capital de giro quanto para quem precisa manter um fluxo de caixa positivo ou quitar dívidas. Isso para citar apenas algumas das muitas situações que podem estar comprometendo a saúde financeira de um negócio.

Seja qual for a necessidade da companhia, a antecipação de recebíveis sempre estará à disposição para oferecer amparo em momentos emergenciais. Mas é sempre importante destacar que, quando a ação é recorrente e sem um planejamento prévio, o negócio como um todo poderá ser negativamente impactado.

Isso acontece porque gasta-se no presente um dinheiro que pode fazer falta no futuro. Mas a nossa equipe está pronta para te ajudar a tomar as melhores decisões. Entre em contato agora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *