atify Capital

Atify Capital
Atify Capital

Trava de Recebíveis: é uma boa opção para a sua empresa?

Durante o ciclo de vida de uma organização do comércio ou do varejo, é comum que haja a necessidade de ter acesso a um recurso financeiro extra para melhorar o fluxo de caixa, lançar um novo produto ou serviço, garantir liquidez à operação, honrar pagamentos a fornecedores e colaboradores, investir na empresa, na equipe e/ou em um projeto, melhorar a gestão financeira ou reforçar o estoque. Isso para citar apenas algumas situações.

Nesses e em outros casos, algumas organizações têm aderido à trava de recebíveis. Mas será que essa é mesmo a melhor solução para o seu negócio? É sobre isso que vamos falar nesse artigo. 

O que é a trava de recebíveis?

Regulamentada pelo Banco Central, a trava de recebíveis acontece quando uma organização do comércio ou do varejo solicita empréstimo em uma instituição financeira, oferecendo como garantia de pagamento valores de vendas realizadas por meio de cartões de crédito e débito. Paralelamente a esse acordo, a companhia liquida o montante que pegou emprestado, acrescido de juros, por meio de parcelas mensais.

A trava de recebíveis é útil em qualquer situação?

Como você deve ter percebido, a trava de recebíveis está atrelada a um empréstimo, ou seja, ela te dá acesso a um recurso financeiro que não pertence ao seu negócio e, para isso, em geral, cobra-se altas taxas de juros. É preciso, ainda, considerar a complexa burocracia. Isso quer dizer que, se a necessidade da companhia é ter acesso a recursos extras, porém, de uma forma desburocratizada, rápida e mais acessível, vale a pena considerar a antecipação de recebíveis.

O que é antecipação de recebíveis?

Antecipação de recebíveis é um produto do mercado de serviços financeiros. Na prática, trata-se de uma linha de crédito por meio da qual uma companhia recebe à vista o dinheiro de uma venda de produto e/ou serviço que foi feita com pagamento a prazo. Isso faz com que a organização trabalhe com um dinheiro que é dela e não com um recurso emprestado. A operação também envolve juros, mas a taxas bastante acessíveis.

Mais vantajosa do que um empréstimo ou um financiamento, a antecipação de recebíveis, também conhecida como factoring, pode ser solicitada por empreendedores e companhias de todos os portes e segmentos. Os pagamentos a serem recebidos podem ter como devedores o cliente final ou companhias públicas e privadas.

A antecipação de recebíveis é a solução estratégica para diferentes desafios financeiros do seu negócio e a atify Capital tem o conhecimento para te auxiliar nessa jornada.

Solicite agora o contato de um dos nossos especialistas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *