A mídia tem sido local de constante presença de empresas do setor varejista. Infelizmente, não para protagonizar boas notícias. Mas sim para ser questionada, ser exposta e dar explicações sobre fraudes, reestruturações e falências, entre outros problemas financeiros e gerenciais.
A consequência desse cenário? Crise reputacional para as organizações com evidentes e declarados problemas, além de abalo à imagem daquelas que, apesar de não terem envolvimento nos escândalos, fazem parte do setor. Entre essas que estão sendo penalizadas sem nada a dever, muitas estão enfrentando desafios para ter acesso a crédito.
A boa notícia é que, ainda que não tenham se dado conta, essas organizações contam com a antecipação de recebíveis. E é sobre essa linha de crédito que vamos falar nesse artigo.
Impactos da falta de recursos financeiros dentro das organizações
Recurso financeiro é um fator que pode levar um negócio à glória ou determinar a sua queda ou, até mesmo, extinção. Tudo vai depender da qualidade da administração financeira do negócio, incluindo o fluxo de caixa.
A falta de dinheiro e adequado planejamento financeiro, deixa uma companhia vulnerável às oscilações do mercado. Além disso, devido a essa má administração, ela está sujeita a:
- perder a credibilidade diante de clientes, parceiros, fornecedores, investidores e sociedade;
- serem menos eficientes na missão de contratar e reter profissionais de talento;
- ter dificuldade para propor preços atrativos de seus produtos e/ou serviços;
- atrasar ou paralisar o desenvolvimento de produtos e/ou serviços;
- não honrar o pagamento a fornecedores e colaboradores;
- ter menos capacidade de compor estoques; e
- não inovar.
O que fazer, então, quando a economia do negócio não vai bem?
Quando a economia corporativa não está indo bem e existem dificuldades de acesso ao crédito em instituições financeiras tradicionais, recomendamos que a empresa do setor varejista busque alternativas estratégicas para ter o dinheiro. Acredite, elas existem.
Dessa forma, a primeira iniciativa é confirmar se realmente já explorou todas as opções de linhas de crédito disponíveis. Paralelamente a isso, é hora de mapear como otimizar a operação, criar estratégias de marketing e vendas mais criativas e estreitar a relação com clientes e fornecedores.
Operação de factoring é a solução
O que muitas organizações ainda não se deram conta é que, por meio da antecipação de recebíveis, também conhecida como operação de factoring, é possível receber à vista os recursos financeiros de um pagamento que o cliente realizou a prazo, seja via boletos bancários, cartões de crédito ou cheques pré-datados. Fazer isso por meio de um processo estratégico, rápido e desburocratizado.
Aqui na atify somos especializados em factoring, como também em outras soluções financeiras para empresas. Temos sido parceira estratégica de organizações que precisam de crédito, mas estão com dificuldade para ter acesso ao dinheiro.
Seja você do varejo ou não, adoraríamos entender melhor o desafio financeiro da sua empresa e, então, juntos, avaliarmos o melhor a fazer para resolver a situação. Solicite o contato de um dos nossos especialistas.