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A importância de parcerias estratégicas para PMEs

Um famoso provérbio africano diz o seguinte: “Se quer ir rápido, vá sozinho. Se quer ir longe, vá acompanhado”. É com base na essência dessa mensagem que muitas empresas, principalmente as PMEs, têm encontrado nas parcerias estratégicas a mola propulsora para alavancar os seus negócios. Muitas já entendem, inclusive, que até mesmo prestadores de serviço podem agregar valor ao negócio quando são vistos como parceiros.

Quer saber mais sobre alianças estratégicas? Então não deixe de ler esse artigo.

Quais são as principais vantagens de uma parceria estratégica?

O mundo empresarial não é exclusivamente competitivo. Há espaço para colaboração entre as empresas. E quando a natureza dos negócios se complementam, as chances de benefícios para as marcas envolvidas aumentam de maneira significativa. Dessa forma, consegue-se, por exemplo:

  • aumentar a produtividade, o engajamento e a satisfação da equipe;
  • construir ou elevar o reconhecimento a confiança da marca;
  • diversificar produtos, serviços, negócios e mercados;
  • aumentar a base de clientes e prospects;
  • otimizar processos internos;
  • encantar e fidelizar clientes; e
  • elevar as vendas;
  • entre tantas outras possibilidades.

6 pontos de atenção antes de firmar parcerias

Parcerias de sucesso são aquelas em que os envolvidos conseguem fazer algo melhor, de uma maneira otimizada em uma relação de ganha-ganha. São pessoas e/ou empresas empenhadas em um objetivo comum. Mas para que tudo isso se concretize, recomendamos 6 boas práticas:

  1. Defina o seu objetivo – a ideia é entender qual é a necessidade do seu negócio, o que você busca ao se dispor a associar a sua imagem com a de outra empresa e/ou pessoa;
  2. Mapeie os potenciais parceiros dessa ação – liste pessoas e empresas que poderiam estar ao seu lado nessa jornada, lembrando que as atividades de ambos devem ser complementares e não concorrentes;
  3. Avalie o perfil do parceiro – essa busca por informações vai te ajudar a entender competências, experiências, habilidades, resultados e reputação que tornam a empresa e/ou pessoa elegível à parceria;
  4. Defina quais serão as estratégias para alcançar o objetivo – esse plano deve conter direitos, deveres e ganhos das partes, incluindo ações, responsabilidades, prazos e perspectivas de resultados;
  5. Estabeleça acordos claros e objetivos – quanto mais transparente for a relação, os acordos e as conversas entre vocês, melhores serão os resultados das ações estabelecidas;
  6. De tempos em tempos, revise o que foi acordado – pois é saudável que acordos entre parceiros sejam revisados por ambos, tanto para entender se a parceria está no caminho certo quanto para identificar necessidades de mudança de rota.

Parcerias estratégicas também podem ser firmadas com prestadores de serviços

Com equipes cada vez mais enxutas, empresas em geral, principalmente as PMEs, têm considerado muitos prestadores de serviço como parceiros estratégicos. O objetivo dessa iniciativa é permitir que a equipe interna tenha mais tempo e energia para focar no core business.

Impulsionadora do fomento mercantil, a atify Capital, por exemplo, é parceira estratégica de organizações interessadas em otimizar o próprio fluxo de caixa, manter os riscos financeiros sob controle e elevar a própria capacidade de gestão financeira. Fazemos isso ao:

  • apoiar a jornada de PMEs que enfrentam dificuldades para obter empréstimos junto aos bancos tradicionais;
  • antecipar recebíveis para que a companhia tenha dinheiro em caixa de forma rápida a deságios menores;
  • transformar ativos financeiros ilíquidos em títulos negociáveis no mercado de capitais; e
  • viabilizar que a companhia consiga o capital necessário para a compra de insumos.

Adoraríamos saber quais são os desafios financeiros do seu negócio para, então, te contar de que forma podemos apoiar a sua jornada rumo à competitividade e inovação.

Solicite o contato de um dos nossos especialistas.