Na venda de produtos ou serviços, um período delicado pode assombrar a vida financeira dos empreendedores. Falamos daquele que fica entre o momento de desembolsar dinheiro para produzir o que está no pedido e a data do pagamento que será feito pelo cliente.
Como transitar entre esses dois períodos com dinheiro suficiente para comprar matéria-prima e pagar colaboradores, fornecedores e as despesas fixas do negócio? Um caminho é o perfeito balanceamento da reserva e do fluxo de caixa, mas também existe o factoring.
Quer saber sobre o que estamos falando? Então, não deixe de ler esse artigo.
O que é factoring?
Factoring é um nome moderno para fomento empresarial, mercantil ou comercial. É uma operação financeira oferecida por instituições comerciais que adquirem direitos creditórios (via duplicata) por vendas que foram feitas a prazo e fazem o pagamento do montante à vista às empresas solicitantes, mediante o acréscimo de tarifas e deságio.
Na prática, por meio do factoring, a sua empresa pode receber à vista os recursos financeiros de uma venda que foi feita à prazo. A operação envolve três diferentes frentes:
- Quem compra o crédito (factor), também conhecido como agência de fomento;
- Quem cede seus recebimentos futuros (cedente), também conhecido como fomentado; e
- Quem deu origem à dívida (devedor), também conhecido como sacado.
Para quem é indicado o factoring?
Empresas de todos os portes e segmentos podem se beneficiar do factoring, serviço que é considerado viável para empresas que:
- desejam obter financiamento empresarial imediato, melhorar a gestão de crédito e reduzir os riscos associados à inadimplência;
- necessitam obter recursos para o pagamento de fornecedores, devido o descasamento dos prazos de recebimento
- enfrentam desafios relacionados à gestão de contas a receber e ao fluxo de caixa;
- precisam obter capital para aproveitar uma boa oportunidade de compra; e
- desejam melhorar o capital de giro.
Como funciona a operação factoring?
Após a solicitação da empresa que tem os pagamentos a receber, a empresa de factoring analisa o histórico de crédito e risco da empresa devedora. Se a avaliação for positiva, a compra do crédito é formalizada e a antecipação do pagamento é liberada. Após esse processo, a empresa de factoring passa a receber o saldo devido do cliente devedor pelos meios de pagamentos existentes.
6 vantagens de optar por essa antecipação de recebíveis
- Com possibilidade de pagar os fornecedores à vista, a empresa ganha em maior poder de negociação na compra de matéria-prima;
- É um apoio para que a companhia invista mais e melhor no crescimento e na expansão da operação;
- A organização optante pelo factoring paga por um capital devido à companhia e não por um empréstimo;
- A operação ajuda a companhia a superar desafios de fluxo de caixa;
- É uma ferramenta valiosa para a gestão financeira da empresa; e
- Trata-se de uma via para receber à vista as suas vendas a prazo.
Quer saber como a sua organização pode se beneficiar do factoring? Nós teremos o maior prazer em explicar. Entre em contato agora com nossos consultores.